21 2246-0234 | 21 98596-8166

Equipe Multidisciplinar

Todo o tratamento com o uso de um Método Restritivo, seja Balão Intragástrico, Banda Gástrica Ajustável, Cirurgia Bariátrica, Stomaphyx, entre outros, são métodos facilitadores para a implementação e fixação de novos hábitos, que multiplicam o esforço do paciente.

Deve ser trabalhado a Reeducação Alimentar, Mudança de Hábitos de vida e Exercício Físico para que se obtenha mudanças mais significativas e duradouras, sendo importantíssimo o trabalho com a Equipe Multidisciplinar.

A Endodiagnostic possui uma qualificada equipe multidisciplinar clínica, que permite o acompanhamento adequado do paciente durante todo o processo de seu tratamento, ajudando-o assim a manter os resultados alcançados, conquistar seus objetivos e mudar seus hábitos de vida de forma duradoura e a longo prazo, adquirindo uma nova forma saudável de viver.

A Equipe consiste em médicos de diversas especialidades, nutricionistas, psicólogos e preparador físico, todos especializados no segmento de emagrecimento saudável, que serão indicados de acordo com a necessidade individual do paciente.

Todo o tratamento com o uso de um Método Restritivo, seja Balão Intragástrico, Banda Gástrica Ajustável, Cirurgia Bariátrica, Stomaphyx, entre outros, são métodos facilitadores para a implementação e fixação de novos hábitos, que multiplicam o esforço do paciente.

Pesquisas e estudos sobre a obesidade e a importância

da equipe multidisciplinar:

Pesquisas afirmam que na maioria dos casos, a necessidade exagerada por comida faz parte do mundo mental da pessoa, tendo em vista o alto nível de ansiedade na vida cotidiana moderna.

Prova disso é que de 95 a 98% dos casos de obesidade são por causas (endógenas )exógenas, que são fatores inerentes ao relacionamento do ser humano externos, como por exemplo, sedentarismo, fator genético, dinâmica familiar conturbada, hábitos alimentares inadequados ou vínculo mãe-filho comprometido.

A OMS também caracteriza a obesidade como síndrome, por ser multifatorial. Isto significa que ela pode ser consequência de diversos problemas.

É por esse e outros fatores adversos que a obesidade tem se revelado uma patologia crônica e complexa, requerendo um trabalho multidisciplinar.

A Endodiagnostic tem comprovado que o acompanhamento multidisciplinar torna os resultados muito mais significativos, duradouros e satisfatórios.

Médico:

Sendo a obesidade um fator de risco para muitos pacientes, a avaliação clínica cuidadosa se faz necessária. Assim, não só o índice de massa corporal deve ser estabelecido mas também a distribuição da gordura corporal deve ser avaliada.

Considerando que o tratamento para a obesidade requer a adoção de uma série de mudanças de hábitos que exige a participação ativa do paciente, o papel do médico está em:

– Indicar o método mais adequado para o emagrecimento

– Esclarecer ao paciente o método indicado e escolhido explicando todo o envolvimento necessário a este para que se aproveite ao máximo o que o método pode oferecer e consequentemente tenha um bom resultado.

– Detectar os fatores que possam interferir de forma negativa no sucesso do tratamento antes de iniciar o procedimento, como possíveis doenças associadas ou não a obesidade

– Avaliar exames prévios e solicitar novos exames necessários de acordo com a indicação individual do paciente.

– Diagnosticar a real motivação do paciente, afim de estabelecer uma boa relação médico-paciente e alcançarem resultados satisfatórios e duradouros.

– Explicar ao paciente os métodos de emagrecimento que podem ser indicados como tratamento, levando em consideração os riscos, benefícios e complicações decorrentes de cada método

– Acompanhar seu processo ao longo do tratamento e dar todo o suporte necessário para ajustes clínicos e intercorrências.

Nutricionista:

Quando nos deparamos com alguma doença como hipertensão, colesterol alto ou mesmo com o sobrepeso, é que tomamos consciência da importância da boa alimentação para uma vida melhor. Na maioria dos casos é dessa forma que descobrimos que não nos alimentamos de forma correta.

O objetivo do acompanhamento nutricional é buscar o bem estar físico e emocional, levando o paciente a uma reeducação alimentar. Isso consiste na mudança de alguns hábitos, sem deixar de fora o que faz parte da cultura do indivíduo, para que ele alcance seus objetivos e possa desfrutar de uma vida muito mais saudável. Emagrecer não significa passar fome!

Planejar refeições nutritivas se centraliza em incluir os nutrientes essenciais em quantidades reduzidas, e com a frequência adequada, de acordo com as necessidades de cada organismo.

Apenas um especialista pode indicar a forma e o tipo de alimento a ser ingerido, para que a rápida perda de peso não leve a desnutrição e nem ao efeito sanfona pós-dieta, proporcionando assim resultados duradouros a longo prazo.

A Endodiagnostic tem consciência da importância da reeducação alimentar no processo de emagrecimento. Por esta razão possui um programa de nutrição individualizado. Isto permite uma avaliação de cada paciente de forma única e personalizada. Leva-se em conta o estilo de vida, assim como a presença de doenças pré-existentes.

Psicólogo:

A tão almejada Qualidade de Vida, não está à venda como se fosse um item da moda ou de um supermercado, também não conseguimos adquiri-la de um dia para o outro.

A Qualidade de Vida é uma busca pessoal e social, que exige muito mais esforço e atitude do que apenas uma vontade de mudar. Trata-se de uma busca que deve ser constantemente reavaliada e reajustada, pois a única coisa certa é que estamos em um contínuo processo de mudanças na vida.

Temos a tendência de achar que viveremos eternamente e que, portanto, podemos adiar as coisas boas em nossas vidas, assim como a saúde física ou emocional.

Viver com Qualidade de Vida, também está relacionado com o estar de bem consigo mesmo e com seu corpo. É algo que precisa ser entendido como uma prioridade na vida de um individuo.

Por esse motivo o acompanhamento psicológico é tão importante no processo de emagrecimento.

O trabalho do psicólogo em parceria com o nutricionista é fundamental, para que juntos possam estabelecer as mudanças necessárias tanto no âmbito físico quanto emocional/psicológico.

A preocupação não é apenas emagrecer o paciente, mas principalmente, buscar a modificação dos comportamentos prejudiciais e sabotadores ao seu esquema corporal.

A importância do exercício físico:

A meta no tratamento da obesidade é não só perder, mas principalmente manter peso a longo prazo.

A atividade física é uma parte essencial em qualquer programa de perda de peso e deve tornar-se permanente em seu estilo de vida. Os benefícios das atividades físicas são inúmeros, somado à reeducação alimentar e melhoria da qualidade de vida. Consiste numa importante ferramenta para o objetivo central da Endodiagnostic: levar o paciente a uma Mudança Permanente de seus hábitos de vida e assim, desfrutar de uma vida muito mais saudável de forma solidificada.

Além de ajudar na perda de peso por queimar calorias, os benefícios da atividade física podem incluir:

– Manutenção e Aumento da tonificação dos músculos

– Aumento da taxa do metabolismo basal (a quantidade de calorias que o seu organismo queima 24 horas por dia)

– Melhoria na circulação

– Melhoria nas funções cardíacas e pulmonares, aumentando a resistência física.

– Aumento do auto-controle

– Redução do estresse, ansiedade e\ou depressão

– Aumento da habilidade de concentração

– Melhoria na aparência e diminuição da Flacidez

– Perda de até 70% do índice de flacidez

– Diminuição do “Vontade de Comer”

– Melhoria na qualidade do sono

– Prevenção de diabetes, pressão sanguínea e colesterol altos.

– Liberação de Endorfina, que influencia na melhora do humor.

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR


Nossa equipe é formada por médicos especialistas e pós-graduados, com vasta experiência em sua área de atuação.

  • Copacabana:
    Dr. Felipe Matz Vieira
  • Barra da Tijuca:
    Dr. Flávio Mitidieri Ramos
  • Tijuca:
    Dr. Raphael Ferreira
  • Niteroi:
    Dr. Raphael Ferreira
  • Nova Iguaçu:
    Dr. Raphael Ferreira
  • Além Paraiba:
    Dr. Breno Costa

TIRE SUAS DÚVIDAS

Assinar a newsletter.

Enviar

OUTROS MÉTODOS

Banda Gástrica Ajustável

Stomaphyx

A Banda Gástrica Ajustável (Lap-Band®) é um dispositivo de silicone ajustável colocado na parte superior do estômago, por cirurgia vídeo-laparoscópica, destinado a desacelerar a digestão e estimular a saciedade precoce e prolongada, facilitando a Reeducação Alimentar.


Saiba Mais

O Stomaphyx é uma técnica baseada na tecnologia NOS (Cirurgias por Orifícios Naturais) que tem se desenvolvido muito ultimamente por ser menos agressiva, redução de tempo cirúrgico e dos riscos, e rápida recuperação no pós operatório de pacientes.


Saiba Mais


ONDE ESTAMOS

  • Unidade Copacabana
    Dr. Felipe Matz
  • Unidade Barra
    Dr. Flávio Mitidieri
  • Unidade Niterói
    Dr. Raphael Ferreira
  • Unidade Nova Iguaçu
    Dr. Raphael Ferreira
  • Unidade Tijuca
    Dr. Raphael Ferreira
  • Unidade Bangú
    Dra. Osana Sanches
  • Unidade Volta Redonda
    Dra. Lis Marques
  • Unidade Higienópolis
    Dr. Poncio José Leonides
  • Unidade Zona Leste
    Dra. Fabíolla Machado
  • Unidade Além Paraiba
    Dr. Breno Costa

Veja onde estamos

PARCEIROS