Stretta


O que é a Doença do Refluxo Gastro-Esofageano (DRGE)?

 

Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma condição onde o conteúdo que pertence ao estômago reflui de volta (refluxo) para o esôfago, causando uma variedade de sintomas e  incômodos, incluindo a azia (queimação na altura do estômago). Este refluxo ocorre devido a uma fraqueza na função de barreira do músculo entre o estômago e o esôfago, chamado Esfíncter Esofageano Inferior (EEI).

 

Aproximadamente 30 por cento da população adulta sofre de algum tipo de DRGE. Esta doença pode ser caracterizada por sintomas clássicos da DRGE (azia) ou outros sintomas misteriosos que podem ou não podem ser imediatamente identificadas como doença do refluxo. Os tipos de DRGE se enquadram em três classificações principais:

 

 

Doença do refluxo da Gastro-Esofágico (DRGE)

 

DRGE é uma condição crônica que se desenvolve através do conteúdo gástrico no refluxo do estômago para o esôfago, causando sintomas típicos de regurgitação ácida e azia. Este refluxo pode aparecer com ou sem lesões no esôfago (erosões da mucosa) ou complicações relevantes.

 

 

Doença do Refluxo Não-Erosiva (DRNE)

 

DRNE é uma subcategoria da DRGE, caracterizada por sintomas relacionados com refluxo na ausência de lesões do esôfago (erosões esofágicas), normalmente vistos na endoscopia digestiva convencional. Os pacientes muitas vezes são menos responsivos à terapia com medicamentos.

 

 

Refluxo Extra-Esofageano

 

Essa categoria de DRGE manifesta-se atipicamente como doenças respiratórias, laringoesofágicas, nasofaríngeas, dor torácica imitando o infarto cardíaco, dentre outros sintomas silenciosos, que são muitas vezes causados por refluxo extra esofágico. Alguns desses sintomas atípicos podem incluir: tosse, rouquidão, laringite crônica ou bronquite, sinusite, infecção de ouvidos, distúrbios de voz, asma recorrente, pneumonia refratária, apnéia do sono, erosão dos dentes, batimento cardíaco anormal ou arritmia.

 

Todas as formas de refluxo extra esofágicos são o resultado do trânsito rápido do conteúdo gástrico para o esôfago, alcançando até a laringe, brônquios, pulmões ou seios nasais. Este tipo de refluxo pode estar em associação com qualquer das outras aparições da doença do refluxo do esôfago mencionadas previamente. O esôfago pode estar totalmente normal à endoscopia e mesmo assim apresentar todos os sintomas acima.

 

 

Refluxo Silencioso

 

Trata-se do refluxo que não produz sintomas típicos – esta condição tem sido chamada de “assassino silencioso” porque quando não diagnosticado, o refluxo crônico pode levar ao Esôfago de Barrett (lesão pré-maligna) ou Câncer de Esôfago.

 

 

Esôfago de Barrett (EB) 

 

Trata-se de uma doença que resulta da doença do refluxo crônica. As células do esôfago não foram criadas para resistir ao ácido do estômago como as células gástricas. Ao longo de vários anos, as células do esôfago sofrem transformações e danos permanentes. Essa agressão se transforma em alterações pré-malignas, levando ao risco de um futuro câncer esofágico caso o refluxo não seja tratado e reconhecido. Pode ser encontrado em qualquer lugar dentro de toda extensão do esôfago, mas está geralmente localizado na porção inferior do esôfago perto da junção do estômago, por ser o local que mais receberia o ácido gástrico.

Diagnóstico

 

Existem várias maneiras de diagnosticar a doença do refluxoDRGE, que incluem os seguintes exames:

 

  1. Endoscopia Digestiva Alta Convencional
  2. Radiografia Seriada de Esôfago e Estômago com bário
  3. Exame de pHmetria
  4. Esofagomanometria
  5. Estudo de esvaziamento gástrico

Sou um Candidato para Stretta?

 

A única maneira de determinar se você é um candidato para a terapia com Stretta é conversar com seu médico para determinar se você está sofrendo de doença do refluxo (DRGE).

 

Perguntas para avaliação com seu médico:

 

  1. Será que a DRGE melhora ou piora com o tempo?
  2. Existem complicações que podem se desenvolver a longo prazo com a DRGE?
  3. Já ouvi que há uma preocupação sobre os efeitos adversos com o uso prolongado de medicamentos anti-refluxo. Quais são os riscos envolvidos? Estou em risco?
  4. Que outros tratamentos estão disponíveis para a DRGE?
  5. Vantagens e desvantagens dos tratamentos em relação ao meu atual tratamento?
  6. A terapia do Stretta é uma opção para mim?

TIRE SUAS DÚVIDAS

Assinar a newsletter.

Enviar

OUTROS MÉTODOS

Banda Gástrica Ajustável

Stomaphyx

A Banda Gástrica Ajustável (Lap-Band®) é um dispositivo de silicone ajustável colocado na parte superior do estômago, por cirurgia vídeo-laparoscópica, destinado a desacelerar a digestão e estimular a saciedade precoce e prolongada, facilitando a Reeducação Alimentar.


Saiba Mais

O Stomaphyx é uma técnica baseada na tecnologia NOS (Cirurgias por Orifícios Naturais) que tem se desenvolvido muito ultimamente por ser menos agressiva, redução de tempo cirúrgico e dos riscos, e rápida recuperação no pós operatório de pacientes.


Saiba Mais


ONDE ESTAMOS

  • Unidade Copacabana
    Dr. Felipe Matz
  • Unidade Barra
    Dr. Flávio Mitidieri
  • Unidade Niterói
    Dr. Raphael Ferreira
  • Unidade Nova Iguaçu
    Dr. Raphael Ferreira
  • Unidade Tijuca
    Dr. Raphael Ferreira
  • Unidade Bangú
    Dra. Osana Sanches
  • Unidade Volta Redonda
    Dra. Lis Marques
  • Unidade Além Paraiba
    Dr. Breno Costa

Veja onde estamos

PARCEIROS