Tratamentos da Doença do Refluxo


O EsophyX  é um dispositivo médico inovador para o tratamento da doença  do refluxo gastroesofágico (DRGE) crônico.A abordagem, chamada Fundoplicatura Transoral sem incisão (TIF) tem o potencial para tratar pacientes que não se beneficiam da medicação diária conhecida como inibidores da bomba de protões (IBP). O procedimento TIF recria a barreira anti-refluxo entre o esôfago e o estômago e é realizada via trans-oral (endoscopia tradicional terapêutica).

O dispositivo EsophyX com fixadores SerosaFuse® e acessórios são indicados para uso na aproximação de tecido transoral, plicatura de espessura total e ligadura no trato gastrointestinal, indicados para o tratamento da DRGE crônica sintomática em pacientes que necessitam e respondem à terapia farmacológica.

Também é indicado para estreitar a junção gastroesofágica e reduzir o tamanho da hérnia hiatal ≤ 2 cm. Pacientes com hérnias de hiato maiores que 2 cm podem ser incluídos.

O procedimento pode reduzir uma hérnia hiatal pequena e cria uma válvula entre o esôfago e o estômago para restaurar a fisiologia e a anatomia natural para evitar o refluxo. Como o procedimento é sem incisão, há redução da dor, menor tempo de recuperação  e nenhuma cicatriz visível.  Estudos recentes mostram que o TIF pode reduzir a dependência do uso de medicações em 80 % dos pacientes que permaneceram livre de seus medicamentos diários e experimentam uma melhoria expressiva na  qualidade de vida.

“GERD é um problema anatômico que precisa de uma solução anatômica. Remédios para refluxo, como IBPs (inibidores da bomba de prótons), podem ajudar a aliviar os sintomas de azia dos pacientes, mas não resolvem os problemas anatômicos subjacentes nem evitam a progressão da doença. Mesmo tomando IBPs, muitos pacientes ainda não conseguem comer os alimentos que desejam ou são forçados a dormir sentados para reduzir o refluxo noturno. O procedimento TIF pode melhorar significativamente a qualidade de vida de nossos pacientes.” dizem os Drs. Flávio Mitidieri e Felipe Matz, Co-Fundadores da ENDOdiagnostic, clínica pioneira no tratamento no Brasil. ”

Além disso, estudos recentes mostraram que o uso de PPIs por um longo prazo pode levar à absorção inadequada de minerais como o cálcio e pode resultar em fraturas ósseas. Após o procedimento TIF, os ensaios clínicos mostram que a maioria dos pacientes pode comer e beber alimentos que evitou por muitos anos. O refluxo não afeta mais a vida deles como antes. ”

“Estudos recentes do procedimento TIF mostraram que ele pode reduzir a dependência dos pacientes de medicamentos com 75% dos pacientes completamente fora de seus medicamentos diários após três anos e experimentando uma melhora dramática em sua qualidade de vida”, muitos pacientes com refluxo não conseguem beber álcool, bebidas carbonatadas, cafeína ou comer alimentos ricos ou frutas sem provocar refluxo. Eles também dormem sentados para reduzir o refluxo noturno ”, disse o Dr. Felipe Matz”.


TIRE SUAS DÚVIDAS

Assinar a newsletter.

Enviar

OUTROS MÉTODOS

Banda Gástrica Ajustável

Stomaphyx

A Banda Gástrica Ajustável (Lap-Band®) é um dispositivo de silicone ajustável colocado na parte superior do estômago, por cirurgia vídeo-laparoscópica, destinado a desacelerar a digestão e estimular a saciedade precoce e prolongada, facilitando a Reeducação Alimentar.


Saiba Mais

O Stomaphyx é uma técnica baseada na tecnologia NOS (Cirurgias por Orifícios Naturais) que tem se desenvolvido muito ultimamente por ser menos agressiva, redução de tempo cirúrgico e dos riscos, e rápida recuperação no pós operatório de pacientes.


Saiba Mais


ONDE ESTAMOS

  • Unidade Copacabana
    Dr. Felipe Matz
  • Unidade Barra
    Dr. Flávio Mitidieri
  • Unidade Niterói
    Dr. Raphael Ferreira
  • Unidade Nova Iguaçu
    Dr. Raphael Ferreira
  • Unidade Tijuca
    Dr. Raphael Ferreira
  • Unidade Bangú
    Dra. Osana Sanches
  • Unidade Volta Redonda
    Dra. Lis Marques
  • Unidade Além Paraiba
    Dr. Breno Costa

Veja onde estamos

PARCEIROS